No Ar
Mesa de Bar
E-mail
nordestefm@gmail.com
Whatsapp
(75) 988479553
NOTÍCIAS

Erupção vulcânica pode causar tsunami na Bahia

Uma erupção explosiva de um vulcão que entrou em estado de alerta nas Ilhas Canárias, no litoral da África, pode chegar à Bahia. O possível tsunami, causado pelo Cumbre Vieja, atingiria todo o Brasil, afetando principalmente a costa do Nordeste. A informação deixou os oceanógrafos brasileiros com a atenção direcionada ao assunto.

Desde sábado, 11, foi detectado um aumento significativo nos movimentos sísmicos levando à alteração de nível do vulcão. As atividades tectônicas registradas ao longo desta semana são um indicativo da proximidade de uma erupção.

De acordo com o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), a profundidade dos epicêntros dos tremores diminuiu. Eles ocorrem, geralmente, a 30km de profundidade. Só nesta quinta-feira, 16, ocorreram mais de 100 tremores com profundidades que chegam a apenas 1km.

Através de um comunicado, divulgado na manhã desta quinta, a Pevolca informou que o processo é contínuo e pode ter uma rápida evolução a curto prazo. Tremores ainda mais fortes são esperados para as próximas horas.

O Cumbre Vieja está no nível dois, dos quatro existentes, na escala de alerta para uma erupção vulcânica. Nesta fase, a população é orientada a ficar atenta ao monitoramento da atividade vulcânica e sísmica, pois ainda que considerada remota, a possibilidade de real e digna de atenção. Já o alerta máximo ocupa a terceira posição, antecedendo apenas o nível quatro, que alerta que o evento já está em andamento.

Fonte: Atarde

CATEGORIAS